O livro está pronto quando está escrito.
Mas falta o resto.
O resto é como preparar um filme. A única coisa em consenso, à partida, é o guião: textos, temas que versam, legendas que se pretendem para fotografias que ilustrarão a prosa.
Depois, investigam-se milhares de fotografias em dezenas de arquivos e colecções. Há que percorrer o Arquivo MTD em busca de mais de três quartos das que serão escolhidas. Há que alinhar capítulos de modo coeso (cronológico? temático? topográfico?), escolher o «design» da paginação, do pormenor das capitulares à opção dos versaletes. Depois, verificar tudo com atenção. Linhas viúvas? Linhas órfãs? Dentes de cavalo? Teclas batidas a dobrar em algum dos espaços? Entrelinhamento certo? Passível de «aconchegar» sem que se detecte a olho nu?
E o formato?
E a gramagem do papel?
E a opção pelo tipo de capa?
E, e, e, e????
São mais mil e uma coisas, até ao corte final da guilhotina que dá forma aos cadernos.
Mas esqueçam, caros leitores.
Vejam apenas um exemplo.
Fácil.
Agradável.
Quantas versões de capa ficam para trás?
Aqui estão algumas das
LISBOA MISTERIOSA de MARINA TAVARES DIAS
que não passaram o crivo final. A primeira seria a preferida pela Autora.
Querem ver como ficou?
- Os últimos exemplares da segunda edição ainda estão em qualquer livraria...
Muito valioso contributo, a continuar!Parabéns
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