domingo, 9 de fevereiro de 2014

O MUNDO: A demolição da memória de um jornal

Quando, no primeiro quartel de novecentos, a toponímia lisboeta foi alterarada para albergar o nome dos jornais mais importantes da cidade, os títulos homenageados eram os diários de maior tiragem na época: O Século (com sede na Rua Formosa), o Diário de Notícias (na Rua dos Calafates) e O Mundo (na Rua Larga de S. Roque). 

Pois é: a mudança de topónimos tradicionais dá sempre grossa asneira. Mas em nenhum outro caso ficou isso mais evidente. O Diário de Notícias (que saiu da «sua» rua em 1940) e O Século (encerrado em 1977) mantiveram no Bairro Alto nome e topónimo. O Mundo, republicano-progressista, cedo foi apagado da circulação e da toponímia. Conseguiu-se assim o prodígio da «rua com três nomes». Na década de 1980 ainda havia pessoas que chamavam Rua de S. Roque, e outras que chamavam Rua do Mundo à... Rua da Misericórdia

O edifício esteve quase a cair durante décadas. Hoje, recuperado, alberga a Associação 25 de Abril. Do Mundo nada resta. Reparem na fachada. Há um espaço «em branco» entre as varandas. Era lá que, imponente, se erguia o gigantesco globo. Parecia eterno.





Sem comentários:

Enviar um comentário